FRANCISCA TINOCO - PORTFÓLIO
O seu Mestrado em Estudos do Cinema e Licenciatura em Ciências da Comunicação permitiram-lhe começar a construir uma carreira que une a escrita e a sétima arte. Áreas de interesse incluem escrita jornalística, crítica, produção, programação, storytelling e edição de vídeo.
EU, NOS FILMES QUE AMO
"I've heard that there's a kind of bird without legs that can only fly and fly, and sleep in the wind when it is tired. The bird only lands once in its life... that's when it dies."
"Ouvi dizer que há um tipo de pássaro sem pernas que só pode voar e voar, e dormir no vento quando se cansa. Este pássaro só pousa uma vez na sua vida... é então que morre."
- Days of Being Wild (1990), Wong Kar Wai
Acredito firmemente que é possível conhecer uma pessoa por meio dos seus filmes favoritos. Days Of Being Wild de Wong Kar Wai (1990) é um dos meus. Os filmes de Wong são escapismo - belíssimas explorações dos sentimentos humanos, no seu alcance mais completo e complicado. Através de metáforas visuais e verbais (como a do pássaro citada acima), o cineasta chinês transforma emoções abstratas e inatingíveis em algo palpável, muito mais fácil de compreender e abordar.
Para mim, o cinema sempre fez exatamente isso. Tornar tudo à minha volta mais fácil de entender. Iluminar as teias do mundo de forma tão clara que me fica possível desembaraça-las uma por uma, sem nunca as rasgar.
Eu sou, sem dúvida alguma, um produto dos filmes que vi e amei na minha vida.